quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Casa de Cacos


O viajante está sentado no meio do mato,olhando uma casa humilde à sua frente. já esteve ali antes,com alguns amigos, e na época tudo que conseguira notar foi a semelhança entre o estilo da casa de um arquiteto galego, que viveu há muitos anos,e jamais colocou os pés naquele local.
A casa fica perto de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e é toda construída com cacos de vidro. Seu dono,Gabriel, sonhou em 1899 com um anjo que lhe dizia:"constrói uma casa de cacos." Gabriel começou a colecionar ladrilhos quebrados pratos, bibelôs e jarras partidas.
"Tudo caquinho transformando em belezas," dizia Gabriel de seu trabalho.Durante os primeiros quarenta anos, os moradores locais afirmavam que era louco. Depois, alguns turistas descobriram a casa, e começaram a trazer os amigos; Gabriel virou gênio.
Mas a novidade passou, e Gabriel voltou ao anonimato. Mesmo assim, continuou construindo; aos 93 anos de idade, colocou o último caco de vidro. E morreu.

O viajante acende um cigarro; fuma em silêncio. Hoje não está pensando na semelhança entre a casa de Gabriel e a arquitetura de A. Gaundí. Olha os cacos, reflete sobre sua própria existência. Também ela, como a de qualquer pessoa,é feita de pedaços de tudo que se passou.
Mas, em determinado momento,estes fragmentos começam a tomar forma.
E o viajante relembra um pouco do seu passado, vendo os papéis em seu colo. Ali estão pedaços de sua vida: situações que viveu,trechos de livros que sempre recorda, ensinamentos do seu mestre, histórias dos amigos, fábulas que algum dia lhe contaram. Ali estão reflexões sobre o seu tempo, e sobre os sonhos de sua geração.
Da mesma maneira que um homem sonhou com um anjo e construiu a casa que está diante de seus olhos, ele tenta ordenar estes papéis, para compreender sua própria construção espiritual. Lembra-se de que, quando criança,leu um livro de Malba Tahan chamado de Maktub! e pensa:
"Será que eu devia fazer o mesmo?"

4 comentários:

Ana Aitak disse...

Esse lugar anda cada vez mais iluminado, a cada novo texto seu, mais raios intensos...kiss

WLAD CONEJO O COOL.ELHO HONESTO disse...

Dizem por ai que cortar as raízes é como secar a seiva da vida...
Abração
:D

WLAD CONEJO O COOL.ELHO HONESTO disse...

Dizem por ai que cortar as raízes é como secar a seiva da vida...
Abração
:D

Menina_Mulher disse...

Olá!

Descobrir as coisas simples da vida, prestar atenção nos sinais que aparecem em nosso caminho é um bom começo para encontrar a própria luz.

Beijos!