quinta-feira, 26 de julho de 2007

SOBRE SUCESSO...



Hoje em quase toda a sociedade mundial, o significado de sucesso está intrissicamente ligada a dinheiro, muito dinheiro, a fama, que também traz muito dinheiro, á cargos importante como os executivos de grande corporações e multinacionais que ganham muito dinheiro também.

Hoje todos querem posição e grana...Não importa mais, se somos pessoas bacanas, se temos um bom coração, se somos íntegros. O que importa mesmo é o que temos. Cada vez mais as pessoas valorizam nossos cargos e nossa conta bancaria.Você pode notar isso, quando um amigo vai te presentar outro, você pode estar em qualquer lugar, mesmo fora do ambiente de trabalho, e ele te apresenta assim:


- Oi fulano este aqui é o ciclano, dono do restaurante tal.


Ou assim:


- Oi moça tudo bem, este aqui é o beltrano, diretor da empresa X.



Ou seja, nome e cargo.

Sei que não é por mal, mas esta cultura já esta tão inserida em nosso comportamento, que acaba se tornando inevitável.


Toda esta situação me lembra muito uma campanha da revista TRIP, que andou circulando em Outdoors e empenas por todo o Brasil. Mostravam uma pessoa simples, tipo um pescador da Nova-Guiné, sem os dentes frontais, sorrindo alegremente, com um slogam abaixo da foto.


VOCÊ É FELIZ.


Falava basicamente na corrida frenética por sucesso nos grandes centros urbanos comparada com a vida simples numa ilha perdida no meio do Atlântico onde não havia nem televisão.


Em suma, eles questionavam qual a real necessidade do ser humano, " o que precisamos realmente para ser feliz, para estar realizado.


Hoje é impossível estar realizado sem estar com grana e fama, ou enfim um bom cargo.


Cada vez mais as pessoas sofrem por depressão, pois esse modelo de sucesso é alcançado por uma minoria de vencedores, talvez menos de 1% da população mundial.


Enquanto todos os 99 % restantes, são considerados um bando de fracassados.


O que faremos então... Suicídio, depressão, doenças psicossomáticas, nãaaaaaaaaooooo.


Por que não considerar bem sucedida, uma pessoa, como por exemplo minha mãe.


Criou-me sozinha, sem ajuda da família, e de meu pai. Passamos algumas dificuldades, mas em casa nunca faltou amor e nem dignidade, hoje ela mora na sua casinha em Santos, a qual eu ainda ajudo a pagar, tem suas amigas, sua rotina já está com 69 anos.Se orgulha muitos dos filhos que tem, é cercada de carinho e amor. É uma pessoa incrivelmente boa e querida por todos.

Ela é feliz...


Isso não é sucesso também ?

4 comentários:

Um pássaro disse...

Felicidade depende da gente, do que fazemos para sermos felizes, e sinceramente, as melhores coisas da vida não tem preço (sei que é clichê), mas os bons amigos, as risadas, os passeios de fim de tarde... e mesmo pequenas coisas que custam, o preço pode ser baixo, uma cerveja no boteco em boa companhia, tomar pingado com pão na chapa de manhã na padaria...
Enfim, não importa o tamanho do seu sucesso, se não souber dar valor as coisas que na verdade, não dependem em nada dele.

Anônimo disse...

Engracado q nos meus momentos de duvidas e em que repenso na vida encontro conforto em seus textos, tbm me trazendo, se nao a luz, mas pelo menos uma clareada em meus pensamentos.
Adorei seu texto hoje, novamente acertou em cheio.
Beijos
Lady

ampmarq disse...

com certeza!

8-)

Carol disse...

A pergunta é: o que exatamente é o sucesso? Pra mim, o verdadeiro sucesso é um sorriso que não seja frágil.